domingo, 20 de maio de 2012

JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO. PREPARE-SE!



Em breve, se ouvirá a última trombeta, a dispensação da graça chegará ao fim e a Igreja estará concluída, pois a sua plenitude terá sido alcançada. A Igreja será chamada para subir à casa do Pai. Em que será que pensaram os tessalonicenses, que em grande parte eram judeus, quando Paulo escreveu sobre a trombeta? O Apocalipse ainda não existia, portanto eles ainda não sabiam nada sobre as sete trombetas de juízo ali descritas.
Por isso, certamente eles pensaram na trombeta da salvação de Números 10.2-10. Nesse trecho do Antigo Testamento, são mencionadas duas trombetas que eram tocadas em certas ocasiões. A ordem de Deus dizia: "Faze duas trombetas de prata; de obra batida as farás; servir-te-ão para convocares a congregação e para a partida dos arraiais" (Num. 10.2). Por um lado, portanto, estas trombetas de prata eram tocadas para convocar, chamar, juntar e reunir, e por outro lado para levantar acampamento e partir. Isso não tem sentido profético? Convocação (chamamento) = pregação do Evangelho para vir a Jesus ("muitos são chamados..."), até que a plenitude estiver reunida. Partida = ressurreição/arrebatamento para a casa do Pai. As diferentes maneiras de tocar as trombetas significavam, entre outras coisas, o seguinte: Quando as duas trombetas eram tocadas de maneira normal, isso servia para o chamamento e ajuntamento de toda a congregação na porta da tenda da congregação (Num. 10.3) = um chamamento para salvação. Quando as trombetas eram tocadas a rebate, fortemente, como "sinal de alarme", isso indicava a ordem para partir. O último toque da trombeta era o sinal para juntar os pertences e partir = uma maravilhosa ilustração do arrebatamento.
Agora ainda ressoa a trombeta do Evangelho para chamamento e ajuntamento. Mas quando for tocada a última trombeta de Deus como "sinal de alarme" para o arrebatamento, ao mesmo tempo isto será um sinal para o ajuntamento de Israel, porque então terá chegado o tempo do seu salvamento. É o que se conclui de Números 10.9: "Quando, na vossa terra, sairdes a pelejar contra os opressores que vos apertam, também tocareis as trombetas a rebate, e perante o SENHOR, vosso Deus, haverá lembrança de vós, e sereis salvos de vossos inimigos."



O QUE É A ÚLTIMA TROMBETA DE 1ª CORÍNTIOS 15?


Frequentemente vemos muitos crentes com dúvidas acerca desta passagem bíblica. A dúvida é natural no sentido de que muitos, a fim de contradizer o arrebatamento Pré-Tribulacionista, argumentam que esta última trombeta de 1ª Coríntios 15 é a mesma dos julgamentos de Apocalipse, mas vejamos: 1 Coríntios 15.52: "...num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." Esta trombeta de Deus chamará todos os santos de todos os tempos para a casa do Pai."Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro" (1 Ts 4.16). A trombeta de Deus aqui mencionada é a mesma de 1 Coríntios 15.52. A trombeta do Evangelho conclamando para a salvação em Jesus Cristo ressoa por quase dois mil anos.
Pelos motivos já mencionados e pelos que vamos acrescentar, a trombeta de Deus para o arrebatamento não equivale às sete trombetas do Apocalipse (capítulos 8-11).
• A trombeta de Deus para o arrebatamento anuncia a conclusão da era da graça. Trata-se da trombeta da salvação. No seu som temos a salvação, o perdão e a vitória do Evangelho. Ela ressoa principalmente para a Igreja, mas também para Israel, no sentido de que então o remanescente será reunido.
• As trombetas tocadas pelos anjos em Apocalipse, entretanto, são todas trombetas de juízo sobre o mundo das nações que rejeitaram a Cristo. Além disso, a Igreja (veja Ap 4.9-11) já se encontra no céu por ocasião da sétima trombeta e anuncia a volta de Jesus e Seu Reino (Ap 11.15-17ss).
                                                          
MARANATA! ORA, VEM, SENHOR JESUS! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário